Auxilio acidente e auxilio doença INSS entenda Difeenças

Na hora de pedir a concessão do beneficio de auxilio doença ou auxilio acidente muitos contribuintes se confundem este os 2 que tem algumas diferenças entre si, e algumas semelhanças , vamos falar desse assunto para que possa entender melhor como funciona.

São 2 importantes benefícios que podem ser requisitados pelos contribuintes que precisam recorrer quando não podem exercer atividade de trabalho por um período, para isso deve ser constatado por medico perito da previdência social

Pode ficar segurado até que volte a ter condições de trabalho ou até pode evoluir para aposentadoria, conforme as condições de saúde da pessoa.

Sobre o INSS

Até quem não ainda não precisa de seus recursos sabe que o INSS é o principal responsável pela aprovação das aposentadorias dos trabalhadores. O que muita gente ainda não sabe é que ele também cuida de outros benefícios.

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por garantir aos trabalhadores contribuintes, todas os seus direitos previdenciários. Para qualquer situação dentro do seguro, é preciso seguir as principais regras de contribuição.

Dessa forma, o trabalhador assalariado e aquele que escolheu contribuir individualmente para a Previdência, poderá solicitar seu seguro em diversas situações.

O INSS foi criado para ajudar o trabalhador a garantir os seus direitos. Conforme são feitas as contribuições os seguros podem ser solicitados a médio e longo prazo, dependendo da situação.

O QUE É AUXILIO ACIDENTE?

O auxílio acidente é um benefício para aos contribuintes do INSS que se encontram impedidos de trabalhar por condições como:

Acidente sofrido em ambiente de trabalho;
Doença que o incapacite de laborar.
Para que o trabalhador possa solicitar esse auxílio acidente 2019 é preciso que o mesmo passe por um perícia com a junta médica do INSS afim de comprovar que se encontra incapaz de exercer suas funções no trabalho.

A seguir veremos como proceder para realizar o seu requerimento ao benefício do auxilio acidente 2020.

COMO SOLICITAR AUXILIO ACIDENTE

Acesse o portal Dataprev https://www.meu.inss.gov.br/#sabiweb;
Digite o código apresentado na imagem;
Clique em Prosseguir.
Selecione o estado, município e data de agendamento;
Clique em Avançar.

Nos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador a empresa ainda irá arcar com o salário do funcionário, assim que o benefício do auxilio acidente for liberado essa obrigação passa a ser do INSS.

Quem tem direito ao Auxílio Doença INSS

Com o novo Governo implantando novas ações para os que podem ou receber os seus benefícios, o auxílio doença também pode está sofrendo algumas mudanças.

Mas até o momento, de acordo com a Folha de São Paulo, o presidente busca novas melhorias no programa.E a principal ação dessas mudanças podem fazer um filtro nos que recebem atualmente esse benefício.

Por tanto, é sempre necessário conferir quem tem direito ao Auxílio Doença INSS 2020. Se ainda não sabe quem são, confira abaixo:

Está devidamente inscrito no INSS, com seus dados atualizados;
Contribuintes que tenham feito no mínimo 12 contribuições com o INSS, com exceção dos que sofreram acidentes de trabalho;
Comprovar incapacidade através da perícia médica do INSS;
E deve está afastado do trabalho por mais de 15 dias corridos ou 60 intercalados por motivo de doença.

Telefone INSS

O telefone INSS, foi criado com o objetivo de ajudar os cidadãos brasileiros, a resolverem algumas questões sem sair de casa. Isso porque ele disponibiliza diversos serviços, que antes só era possível resolver, indo pessoalmente até uma unidade do INSS.

Você deve estar curioso para saber qual é o número telefone INSS. O INSS criou recentemente a Central de Atendimento 135.

Para garantir o acesso a informação de forma rápida, essa Central trabalha diariamente e está pronta para atende-lo. O interessante é que todas as ligações, podem ser feitas de telefones públicos, ou fixos de forma gratuita.

Telefone: 135
Horário de atendimento: De segunda a sábado, das 7 às 22 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *