Dicas importantes para quem vai fazer o SISU

O SISU é realizado 2 vezes por ano e no inicio de cada semestre antes de realizar as aulas nas universidades publicas, na qual é feita inscrição somente no site do programa, são utilizadas informações das nota do Enem como fator principal para ser aprovado, e cada aluno pode escolher 2 opções de cursos que poderá concorrer a vaga.

O que é e como funciona o SISU

Criado pelo Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, é um dos principais programas criados pelo governo.

O mesmo oferece vagas gratuitas nas universidades públicas de todos os estados brasileiros.

O primeiro passo, é ter feito o Enem e estar dentro dos critérios exigidos. Com o resultado do exame divulgado, dias após a liberação, o Sisu abre suas inscrições, para que os estudantes possam se candidatar as vagas ofertadas.

O estudante irá selecionar o tipo de modalidade de concorrência no ato da inscrição. Além disso, é no momento da inscrição que o candidato também pode escolher até duas opções de cursos e universidades desejada.

O que é a nota de corte SISU

É preciso saber como funciona nota de corte afim de conquistar um curso superior na instituição desejada, pois este, este ano milhares de alunos vão disputar uma vaga e precisam estar cientes dessa informação.

Ja foi dito acima que é preciso ter feito o exame do Enem do ano superior juntamente com a redação, com as provas do Enem o governo faz um calculo e obtêm a media que será utilizada como fator de classificação para o SISU 2020, quanto mais alta for sua nota maiores serão suas chances de conseguir uma vaga na universidade pelo programa.

A nota de corte é a pontuação minima para ser aprovado no curso escolhido, dentro do numero disponível de vagas para cada curso, alguns atraem um numero de interessados bem maior fazendo com que a nota de corte suba um pouco, em decorrência de muita gente e disputando as vagas disponíveis.

Quem obtiver a pontuação minima para ser aprovado dentro do numero de vagas escolhido, somente serão conhecidos quando o resultado for divulgado, veja como pode conferir.

Resultado SISU

É através do resultado SISU que você poderá conferir se conseguiu ou não a vaga na universidade e curso ao qual foi colocado no ato da inscrição.

Para conferir se foi aprovado, o estudante deverá ter em mãos o número de inscrição do portal do Enem juntamente com a senha.

O procedimento é todo feito pela internet, realizado em poucos minutos.

Ainda não temos a informação de quando será liberada a lista de aprovados. Mas, sabemos que no último ano o resultado foi divulgado no dia 28 de janeiro. a lista de Espera SISU 2020 a data permaneça a mesma.

No tópico a seguir, confira o passo a passo que montamos para que você saiba como realizar o resultado SISU.

Lista de espera SISU como funciona

Após a primeira chamada, o Sisu disponibiliza para as instituições de ensino uma lista de espera para que possam preencher as vagas que não foram ocupadas na chamada regular da seleção.

Geralmente, essas vagas não ocupadas são de alunos que desistiram do curso, perderam o prazo ou tiveram algum tipo de problema e acabaram não fazendo a matrícula. A lista de espera é válida somente para o curso selecionado como primeira opção no ato da inscrição no Sisu.

O processo da lista de espera não é automático, ou seja, o candidato precisa demonstrar interesse pela vaga para ser incluído na lista de espera. Para isso, basta acessar o sistema no prazo informado e clicar na opção “Participar da lista de espera”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *