O encceja 2020 deve atrair mais de 100 mil pessoas

Se aproximando o Encceja 2020 é uma nova chance de milhões de pessoas que querem recomeçar a estudar e seguir em frente com muita forma de vontade e superação, promete atrair milhares de pessoas em todo brasil, pois cada vez mais as pessoas possuem vontade de estudar e o Encceja 2020 é uma ótima alternativa.

Como concluir o Ensino médio pelo Encceja

A inscrição Encceja 2020 funciona da seguinte forma o estudante interessado em obter certificação de ensino fundamental ou ensino médio, deve realizar a inscrição.

Aí ver qual conteúdo cai nas provas divulgado pelo edital, e estudar em casa, cada candidato se prepara da sua forma para as provas a serem realizadas em sua região.

São feito um total de 4 provas e mais uma redação quem obtiver nota minima em cada disciplina obterá certificação se for aprovado em todas as disciplinas.

Atenção: se acaso não atingir nota em uma das disciplinas poderá refazer no ano seguinte, as matérias que for aprovado não será necessário refazer.

Ou cursar as disciplinas reprovadas pelo supletivo da sua cidade, de qualquer forma acelera bastante o tempo que o aluno teria para conseguir a sua certificação.

MEC divulga orientação para quem vai participar do Encceja 2020

As secretarias estaduais de Educação devem ser procuradas para emitir o certificado. Além disso, no caso do aprovado no ensino médio, também é possível pedir o documento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Se você ainda não recebeu o cartão indicando o local de prova Encceja 2020, poderá fazer uma busca entrando com suas informações login e senha anteriormente cadastrado na inscrição para obter confirmação do local onde será feita a prova na sua cidade ou próxima.

O candidato deve ir ao instituto que indicou no momento da inscrição para realizar a solicitação do certificado. O atendimento pode ser realizado em 283 campus de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação. Apenas Ceará, Alagoas e Tocantins não possuem unidades cadastradas.

Conteúdo da prova do Encceja

As provas do Encceja contam com 120 questões divididas em 4 áreas, sendo 30 perguntas para cada uma delas.

Como já mencionamos, são aplicadas avaliações diferentes para os candidatos que precisam do certificado do ensino fundamental e os que desejam o diploma para o ensino médio. No entanto, essa opção deve ser feita no ato da inscrição.

As avaliações são estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental:

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e redação;
Matemática;
História e Geografia;
Ciências Naturais.
Para o ensino médio:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias

História de superação das pessoas no Encceja

A cabeleireira Clara Rocha, 35, conta que parou de estudar há cerca de 10 anos. À época, engravidou e não conseguiu concluir o ensino médio. Ficou sabendo recentemente do Encceja e quis aproveitar a oportunidade para conseguir o certificado. “É uma chance muito boa de a gente crescer, de conseguir novas oportunidades.”

O desejo agora é de fazer faculdade, caso consiga aprovação no exame. “Penso em fazer enfermagem, mas, se surgir outros cursos, também pode ser. Quanto mais currículo, melhor”, disse.

Talita Pereira, 26, está desempregada e acredita que a certificação do Ensino Médio vai ajudar a conseguir mais chances de emprego. “É importante demais, está difícil e isso deve colaborar”

Como pedir certificação do Encceja 2020

A certificação pode ser solicitada por participantes aprovados no exame em edições de anos passados. “O certificado pode ser emitido, a qualquer tempo, para todos participantes que obtiveram a nota mínima, no Encceja, desde o ano de 2006”, afirma Carvalho. O resultado da prova realizada em 2019 está previsto para dezembro.

A prova do Encceja, que tem o objetivo de certificar o ensino para pessoas que não concluíram a educação básica na idade certa, é elaborada pelo Inep,vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A instituição é responsável por aplicar e corrigir as provas, publicar os resultados e entregá-los para as instituições certificadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *