Prouni como funciona cursos técnicos gratuitos

O MEC ainda não se manifestou a respeito sobre as instituições. Contudo, no mês de janeiro será disponibilizada a lista com todas as universidades e cursos disponíveis. O programa foi criado no ano de 2004, onde concede bolsas de estudos integrais e parciais de 50%. A primeira exigência para participar do Prouni 2020 é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, referente a edição 2019. Além disso, o estudante deverá ter nota média igual ou superior a 450 pontos nas áreas e pontuação maior que zero na redação.

Como fazer inscrições Prouni 2020

Antes de fazer inscrição no Prouni 2020, é aconselhável que o estudante leia todo o edital do Programa. O documento certamente será divulgado no mês janeiro no Diário Oficial da União – DOU. Assim, serão conhecidas todas as regras, exigências e datas do cronograma oficial a ser seguido.

De qualquer maneira, as inscrições do Prouni 2020 para o processo seletivo devem ser realizadas apenas via internet, na página oficial, acessível no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. Desse modo, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2019.

Antes de escolher o curso e a instituição, é necessário atualizar o endereço de e-mail e o número de telefone cadastrados, pois esses serão os principais meios de comunicação entre o participante e a organização. Desta forma, é imprescindível que as informações sejam pessoais e válidas.

Resultado Prouni

O resultado do Prouni 2020 será divulgado em duas chamadas. Para consultar a lista de aprovados, os estudantes deverão acessar a página de inscrição, ou procurar a respectiva instituição de ensino onde se inscreveu. Além disso, a consulta também poderá ser feita através da Central de Relacionamento do MEC, no telefone 0800-616161.

Logo após a divulgação dos resultados, os estudantes pré-selecionados deverão se dirigir à faculdade a fim de prosseguir com as matrículas do Prouni 2020. Para isso, será necessário levar toda a documentação que comprove as informações prestadas no ato da inscrição.

Dentre os principais documentos do Prouni 2020 estão comprovante de renda e documento de identificação de todos os membros da família, além de histórico escolar do participante.

Lista de espera do Prouni

Os candidatos que não foram pré-selecionados nas duas chamadas regulares, ainda têm o direito de manifestar interesse em participar da segunda chamada PROUNI 2020. Desse modo, o estudante precisa acessar o boletim do participante e confirmar o interesse em continuar concorrendo à bolsa.

As regras para participar da lista de espera do Prouni 2020 variam de acordo com a opção de curso do candidato. Eventualmente, podem concorrer às vagas em lista de espera para o curso de primeira opção, exclusivamente os participantes não pré-selecionados nas chamadas regulares, bem como aqueles que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovaram por não formação de turma. Contudo, podem concorrer nos cursos de segunda opção, os candidatos não pré-selecionados nas duas chamadas regulares, sem que tenha havido formação de turma ou não tenham sido ofertadas bolsas na primeira opção de curso.

Documentos para matrícula do Prouni

Comprovação de renda família;
Documentos pessoais: Identidade RG – Registro Geral, CPF – Cadastro de Pessoa Física e entre outros;
Comprovante de residência;
Certificado de comprovante de conclusão do ensino médio (Histórico)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *